https://osresiduosolidos.wordpress.com/reciclagem/ |
1: Introdução
Com o aumento da população, aumenta também a quantidade de lixo produzido, e isso vem crescendo sem controle afetando assim o equilíbrio do meio ambiente, que é cada vez maior. O projeto visa esclarecer o papel importantíssimo da reciclagem para a sociedade, mostrar a sua importância na educação nos aspectos social e econômico também. E desenvolver nas pessoas uma consciência em relação ao reciclar, reutilizar e reaproveitar dos recursos naturais.
O educando irá trabalhar a importância do reaproveitamento dos materiais recicláveis, evitando assim o desperdício de materiais desnecessários, causando dessa forma menos impactos para o meio ambiente. Sendo a reciclagem é uma das atividades mais ecologicamente correta que ajuda a diminuir a degradação ambiental, reduzindo o volume do lixo, diminuindo a poluição do solo, da água e do ar. É de extrema importância para a realidade de hoje que está bem comprometida com a degradação ambiental. Portanto, o projeto visa tornar os educandos em cidadãos com novos valores, e buscar mudar a realidade em que vivem, por melhores condições de vida e bem estar, formando uma sociedade mais humana e racional, trabalhando para a preservação do meio ambiente.
2: Objetivo geral
O objetivo do projeto é trabalhar a conscientização e importância da reciclagem, da preservação e o equilíbrio do meio ambiente com os alunos, pais e a comunidade. Incentivando-os a participarem da reciclagem, separando os materiais recicláveis em casa para fazer a doação. Trabalhar a importância do reaproveitamento do material reciclável, que muitas vezes são jogados no lixo, dessa forma obter a consciência do reciclar para preservar.
3: Ciclos/anos que o projeto será desenvolvido
O projeto será desenvolvido para os 4° ou 5° anos.
4: Áreas temáticas envolvidas no projeto
No projeto serão envolvidas as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Artes e Educação Física.
Na Língua Portuguesa será trabalhada a linguagem oral e escrita durante o desenvolvimento do projeto com cartazes, exposições.
Em Matemática será trabalhada quantidades, somas, separação, quais dias da semana acontece à coleta do lixo.
Em História será trabalhada a importância dos problemas com as enchentes e lixos acumulados na cidade. Na Geografia será trabalhada a preservação do meio ambiente, como evitar a contaminação da água, tempo de decomposição dos materiais, o prejuízo que a sociedade sofre com a má utilização do lixo, fazer a troca de materiais para que haja menos desperdício e cause menos danos para a natureza.
Em Ciências trabalhará sobre a coleta de lixo no bairro, onde são despejados os mesmos, o que é o lixo de verdade e o perigo dos lixos acumulados.
Em Artes será desenvolvido o trabalho em grupo, participar e desenvolver a reutilização dos materiais recicláveis para a formação de novos produtos, como por exemplo, brinquedos, instrumentos musicais, fantoches, etc.
Na Educação Física será trabalhada o desenvolvimento motor do aluno, será trabalhado o movimento corporal através das danças, músicas, etc.
5: Avaliação
A avaliação acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto, sendo observados o interesse, a participação, a autonomia, a criatividade e a interação dos alunos. Portanto, a avaliação ocorrerá de forma processual, no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário